Empreendedorismo

Série E-Commerce: Do Consumo Próprio ao Compartilhamento, uma História de Sucesso

Consumo colaborativo. Esse é o conceito de um e-commerce que viu no mercado infantil uma oportunidade de negócio. Todas aquelas coisas que os pais compram quando o bebê nasce e depois ficam sem destino certo, se transformou no comadres.net, empresa criada pela engenheira Luciana Rangel Antunes de Castro, 35 anos, em 2016, e que já é […]

  • 27 de setembro de 2017

Consumo colaborativo. Esse é o conceito de um e-commerce que viu no mercado infantil uma oportunidade de negócio. Todas aquelas coisas que os pais compram quando o bebê nasce e depois ficam sem destino certo, se transformou no comadres.net, empresa criada pela engenheira Luciana Rangel Antunes de Castro, 35 anos, em 2016, e que já é sucesso entre os recém-nascidos e suas mamães.

GS: O que é a loja virtual Comadres?

Luciana: É um e-commerce de aluguel de produtos infantis. Alugamos carrinhos, cadeirinhas de carro, brinquedos, bombas de amamentação. O cliente paga somente enquanto utilizar e levamos/retiramos os produtos na casa dele. Atuamos praticamente em toda a capital de São Paulo.

GS: Como nasceu a ideia de montar esse e-commerce?

Luciana: Quando minha primeira filha nasceu, percebi que a maioria das coisas que comprei usei por pouco tempo, e depois elas ficavam paradas na minha casa. Pensei que deveria haver uma forma mais interessante de consumo desses produtos. Fiz um teste de mercado durante dois meses e quando vi que tinha demanda, estruturei o negócio.

GS: Vocês perceberam uma lacuna no mercado para esse nicho?

Luciana: Sim, desde o início vimos que existe demanda para esse serviço de aluguel. Tanto para pais que desejam economizar, quanto para os que desejam testar antes de comprar, ou mesmo para quem vem a São Paulo passar somente alguns dias e não quer viajar com todos os produtos.

GS: Qual a diferença em termos de valores entre comprar um produto em uma loja ou alugar com vocês? Qual a vantagem para o cliente?

Luciana: A vantagem para o cliente é pagar somente pelo tempo que utilizar e não precisar pagar pelo preço total do produto, além da comodidade de receber em casa. Por exemplo: um Jumperoo da Fisher Price hoje é vendido no Brasil por aproximadamente R$900. O aluguel dele é R$150/mês. Um bebê que goste muito do brinquedo vai usar por 3 meses e depois enjoa, o que representa 50% de economia no bolso dos pais.

GS: O e-commerce tem crescido muito no Brasil e a ideia de compartilhamento também, a Comadres tem esse papel?

Luciana: Acredito que sim. Um de nossos diferenciais é ser um negócio on-line, no qual o cliente resolve boa parte da sua necessidade no próprio site (os que precisam de mais atendimento nos procuram pelo whatsapp ou telefones). E o compartilhamento propicia a rentabilidade do negócio.

Quanto mais clientes compartilhando o mesmo produto, o produto é usado no seu potencial máximo, os clientes economizam e o negócio rentabiliza.

GS: Tratando-se de um e-commerce, o armazenamento* do produto é um item importante, diante disso, como chegaram até a GoodStorage? Por que usar um self storage no negócio de vocês?

Luciana: Eu estava buscando um galpão para armazenar* os produtos na região de Pinheiros e me recomendaram a GoodStorage. Entrei em contato e ainda não tinham a previsão de abertura da unidade do bairro.

Olhei outras opções, mas decidi esperar até a abertura da unidade Pinheiros, tanto porque era muito atrativo como negócio (pagar somente pela metragem utilizada, com seguro, etc) quanto pelo propósito ser muito alinhado ao nosso na comadres.net (um galpão colaborativo).

Foi uma parceria perfeita, fomos um dos primeiros clientes dessa unidade e tem dado muito certo.

GS: Vocês pensam em ampliação?

Luciana: Sim, estamos crescendo bastante em São Paulo e buscando mães empreendedoras parceiras em outros bairros e cidades, para ampliarmos nossa rede de comadres! Para aquelas que tiverem interesse, podem entrar em contato através do e-mail [email protected].

GS: Pretendem ficar apenas nesse nicho ou pensam em novos horizontes? Quais os planos para o futuro?

Luciana: Por enquanto, estamos focados em crescer nossa base de clientes e de portfólio, dentro do mercado de zero a três anos. Mas para o futuro, olhamos a comadres.net em novas cidades e com novos negócios de compartilhamento, sim.

Uma ideia para ser partilhada. Quem sabe dentro da sua própria casa não exista um potencial negócio? Inspire-se e, se precisar, conte com a gente!

A GoodStorage é o maior rede de self storage de São Paulo, com 12 unidades localizadas em pontos estratégicos. A GoodStorage oferece a locação de box de 1m² a 100m² para armazenar* o que tem valor para a sua empresa pelo tempo que precisar, com flexibilidade e segurança. Solicite o seu orçamento.
 

*Para melhor compreensão, armazenagem é entendido como a alocação dos bens pelo locatário no box locado pela GoodStorage.



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